Genial design e arquitetura de Zanine em destaque

SP A cada edição do Prêmio Design MCB, desde 2013, o Museu apresenta um painel-homenagem, pioneiros do design brasileiro, destacando a trajetória de personagens cuja atuação foi fundamental para a consolidação do campo do design no país. Após homenagear Fábio Alvim, Luciano Deviá, Fulvio Nanni e Anísio Campos, Percival Lafer, desta vez o destaque é para a brilhante carreira de José Zanine Caldas.

Este ano, por ocasião da celebração do centenário de nascimento de José Zanine Caldas, a Mostra evidencia sua obra rica e diversa, que transitou entre o design e a arquitetura, passando pelos campos do planejamento urbano, e do ensino. Sua produção de mobiliário e objetos foi marcada tanto pela racionalização experimentada através dos móveis feitos em compensado (Móveis artísticos Z), que contribuíram fundamentalmente ao processo de industrialização da época, quanto pela sua prática artesanal que incorporou à elaboração de objetos e à arquitetura, técnicas originais do conhecimento empírico brasileiro.

Com esse painel, elaborado pelas pesquisadoras Maria Cecília Loschiavo Santos e Amanda Carvalho, o Museu da Casa Brasileira (MCB) celebra o trabalho experimental-genuíno de Zanine, mapeando as peças presentes no acervo do Museu, destacando sua mais recente incorporação (doação da Loja Teo), além de apresentar desenhos, fotografias e maquetes originais gentilmente emprestadas desde o acervo da família. Trata-se de uma breve homenagem, uma instalação que marca mais uma vez a contribuição única deste personagem culturalmente comprometido e dedicado à construção da identidade brasileira por meio da produção de objetos, espaços e paisagem.

Foto Léo Eloy

PAINEL PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO – JOSÉ ZANINE CALDAS
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo, SP
(Próximo à estação Faria Lima do Metrô)
Entrada gratuita
Visitação: das 10h às 20h até 8/03/2020
Informações: (11) 3032-3727.