Estreia nacional, texto inédito e direção do premiado Renato Carrera

O ano de 2020 se inicia com a estreia de “Ielda – Comédia Trágica”, no dia 6 de janeiro, no Teatro Firjan Sesi, no Centro do Rio. A nova comédia, que fica em cartaz às segundas e terças, em curta temporada até 11 de fevereiro, tem texto e direção assinados pelo premiado diretor e dramaturgo Renato Carrera, diretor de recentes sucessos como “Malala, a menina que queria ir para a escola”, o monólogo “Gisberta” (Luis Lobianco) e “Abajur Lilás”, que rendeu indicação ao Prêmio Shell de Melhor Direção.

A trama da nova peça se passa em 1989 e tem como pano de fundo os acontecimentos daquele ano. O humor irreverente, a falência da classe média carioca e a tentativa de recuperação da fé no futuro são retratadas de forma crítica e divertida em tom farsesco de tragicomédia.

O elenco conta com oito grandes atores se revezando em dezenove personagens: Ângela Câmara, Carolina Ferman, Fernanda Sal, Marcel Giubilei, Ricardo Lopes, José Karini, Renato Carrera e Jean Marcel Gatti.

As cenas se desenvolvem durante as típicas festas da cidade: Carnaval, Semana Santa, Sete de Setembro, Natal e Réveillon. Sambas-enredo como “Liberdade, Liberdade, Ratos e Urubus Rasguem minha Fantasia” e “Festa Profana” permeiam a trama além das músicas, cantadas ao vivo pelos atores, que são baseadas em hits da época do Samba, Pagode, Funk e Pop.

Tudo acontece em cinco ambientes: o quintal de um barraco, uma pequena igreja construída na própria sala da casa de Ielda, um salão de beleza na beirada da linha do trem, a casa de férias na Região Serrana, onde ocorreu um assassinato e a cozinha da casa da mãe de Mário, na Zona Sul da cidade.

O texto foi criado com base nas vivências do diretor e autor na sua época de infância e adolescência como morador do bairro Catumbi e estudante do Ciep, no Sambódromo. Na construção da linguagem cênica, uma de suas principais influências é a obra do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht.

Foto Sabrina Paz

IELDA – COMÉDIA TRÁGICA
Teatro Firjan Sesi Centro
Av. Graça Aranha, 1, Centro (RJ)
Temporada: até 11/02
Segundas e terças, às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Classificação: 16 anos
Informações: (21) 2563-4163.