É Carnaval e o baile é de máscaras

É Carnaval! A época do ano de mais alegria, descontração, felicidade, roupas coloridas, diversão e contradição!
Se você leu contradição e acha que eu escrevi errado, saiba que não tem nada de errado.
No carnaval as pessoas deixam toda a sua imaginação fluir e se vestem com as roupas que realmente querem. Roupas muito coloridas, brilhantes, espalhafatosas mesmo, muitas vezes pequenas e algumas vezes até, com partes do corpo despidas. Isso acontece porque acreditamos que essa festa popular permite que sejamos o mais livre possível para nos “fantasiarmos” de qualquer coisa.

Ocorre que, paradoxalmente, é o momento em que mais somos julgados pela nossa imagem e por nossas vestimentas. Assim, se você está vestido do sexo oposto você é “gay”, se você mulher está com pouca roupa ou partes do corpo a mostra “está se oferecendo” ou é uma “sem vergonha”, e por aí seguem os inúmeros e intermináveis julgamentos.

—Ahhh mas você está exagerando, não é bem assim!
—Será que não é mesmo?

Já parou para reparar que essa é a única festa onde mesmo você estando vestido de acordo com o ambiente muitas pessoas ainda têm que usar escritos no próprio corpo, como “não é não”?! Afinal, você não vê em nenhuma outra ocasião festiva pessoas tendo que demonstrar de forma explícita que elas são pessoas com sentimentos e vontades e que não podem ser vistas ou tocadas como objetos.

E essa frase tem como intuito mostrar que por mais que você esteja julgando aquela pessoa por sua fantasia, o que já não deveria acontecer, você deve guardar essa ideia só para você!
Eu, mais de do que qualquer pessoa, sei que nossa imagem tem como objetivo dizer quem somos e revelar todas as informações que queremos passar, porém também sei que ao analisarmos a imagem de uma pessoa estamos usando os nossos olhos, valores, pensamentos, aprendizados de vida, por isso é tão difícil, para algumas pessoas, não ver a liberdade carnavalesca de modo pejorativo.

Por isso tudo, tenho duas informações super importantes para te dar: não importa a fantasia de uma pessoa, a mensagem que todo mundo quer passar no carnaval é: “Mas é Carnaval!/ Não me diga mais quem é você!/Amanhã tudo volta ao normal./Deixa a festa acabar/Deixa o barco correr.”; o que você pensa ou sente ao olhar uma fantasia, guarde para você!

Assim, antes de julgar alguém pela imagem ou pela fantasia nos dias de carnaval, pense que estamos no mundo moderno e o baile de máscaras já acabou, que ali é uma pessoa real sendo somente ela, sem precisar se esconder! Então, tire sua máscara e curta o carnaval.