Brasileiros voltam esta semana da China sob custódia do governo brasileiro

MUNDO • Após OMS declarar, na última quinta-feira (30/1), que o surto do Corona Vírus na China é uma emergência internacional o governo brasileiro toma medidas preventivas imprescindíveis.
Nesta segunda, o governo define detalhes para retirada dos brasileiros na China, uma medida preventiva protetora para o Brasil. A intenção é que o voo parta amanhã mesmo. Uma medida provisória (MP) do Ministério da Saúde, que deverá ser votada até quarta-feira (5/2), está sendo preparada para estabelecer como será a quarentena a que serão submetidos os brasileiros ao chegarem.

Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Anápolis, em Goiás, deverá ser a base onde os brasileiros ficarão em quarentena. Não há nada definido, mas a escolha se deve ao fato de na década de 80 a base militar de Anápolis ter tido a experiência em isolamento, na ocasião do acidente do césio 137.

O vírus, que causa febre, tosse, dificuldade em respirar, falta de ar e em casos mais graves, pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave, já foi confirmado em 24 países e 4 continentes, mas ainda não há casos confirmados no Brasil. A primeira morte documentada foi de um homem de 61 anos, com pneumonia grave, em 9 de janeiro, na China.