Para falar de Tom Jobim, educação e música nas escolas, nas próximas terças-feiras, dias 1 e 8 de setembro, às 17 horas, a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, realiza lives com o músico Léo Gandelman e a jornalista Luciana Medeiros, respectivamente (pelo Instagram https://www.instagram.com/orquestranasescolas/). Na pauta, o projeto Tom nas Escolas – estudos pedagógicos desenvolvidos para oito músicas do maestro, executadas por alunos de música da rede pública de ensino do Rio de Janeiro – e a importância de Tom Jobim para a cultura do país.

Na quinta-feira, dia 4 de setembro, será divulgada a música “Se todos fossem iguais a você”, executada pela orquestra virtual dos jovens do Programa Orquestra nas Escolas, que em virtude do isolamento gravaram, cada um em sua casa, músicas do estudo desenvolvido com os professores para o repertório do compositor. Com essa apresentação, se encerra a primeira etapa do projeto Tom nas Escolas, parceria do Instituto Antonio Carlos Jobim com o programa, que levou para as novas gerações a importância da obra do maestro Tom Jobim, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da Subsecretaria de Ensino do município.

Assista as apresentações de Tom nas Escolas:

Apresentações da Orquestra Virtual do Programa Orquestra nas Escolas

Garota de Ipanema: https://youtu.be/NQw4ucWEPT0

Samba de uma nota só: https://www.youtube.com/watch?v=HAJuyAi57xU

Corcovado: https://youtu.be/3stFgQhGrBI

Águas de Março: https://www.youtube.com/watch?v=GGfuqrw9ZUc

Wave: https://youtu.be/bCuB1fH6lrU

Chega de saudade (28/8/2020): https://www.youtube.com/c/OrquestranasEscolas/videos

O morro não tem vez (em 31/8/2020): https://www.youtube.com/c/OrquestranasEscolas/videos

Se todos fossem iguais a você (lançamento em 04/9/2020):

https://www.youtube.com/c/OrquestranasEscolas/videos

Sobre o Instituto Antonio Carlos Jobim http://www.jobim.org/index.html#features4-d

Instituto Antonio Carlos Jobim é mantido por meio do projeto de incentivo cultural do ISS da prefeitura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Banco Icatu e do Aeroporto Antonio Carlos Jobim/Galeão. O recurso propicia,  além de benfeitorias no espaço Tom Jobim, a conservação e atendimento ao acervo físico e digital, inventário e manutenção do site http://portal.jobim.org/.

Sobre o Programa Orquestra nas Escolas

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa Orquestra nas Escolas é um programa gratuito de música e educação, que desde 2017, aposta na formação musical e na prática de excelência para o desenvolvimento social de crianças e jovens que estudam nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Atualmente, são oferecidas aulas de vários instrumentos musicais para alunos de 52 escolas municipais do Rio. O Programa conta com 16 orquestras em atividade, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, dentre outras, compostas por alunos também da Rede Municipal do Rio de Janeiro, que promovem um amplo calendário de concertos e programações.

Redes:

Facebook: facebook.com/orquestranasescolas

Instagram: @orquestranasescolas

Youtube: youtube.com/orquestranasescolas

Foto divulgação/Arquivo