Entrevista com Marcio Atalla (janeiro de 2015)

por Renata Couto 536 views0

atala

Marcio Atalla, mineiro de Belo Horizonte, 44 anos, formado em educação física na Universidade de São Paulo, especializado em treinamento de atletas profissionais e pós graduado em nutrição aplicada à atividade física e a doenças crônicas. Ficou conhecido no programa Fantástico, no quadro “Medida Certa”, fazendo emagrecer celebridades. Em seu livro, “Sua vida em movimento”,  o educador físico derruba um mito: não há desculpa para não se exercitar. Há mais de dez anos ele se dedica a ajudar as pessoas a adotarem uma vida mais saudável, a fazerem boas escolhas e se movimentarem.

PORTAL:  Você é hoje, o mais reconhecido e requisitado personal trainer do país, muito respeitado na área da saúde. Já na adolescência você gostava de praticar atividades físicas ou isso foi uma conquista gradativa, uma mudança de hábitos? Conte-nos um pouco dessa fase de sua vida…

Marcio Atalla: A atividade física sempre fez parte da minha vida. Na minha casa não tinha moleza, às 6 horas da manhã, minha mãe nos acordava para ir pra aula de natação, com chuva ou sol, frio ou calor. Meu pai e meu avô foram jogadores de futebol. Acho que é muito importante os pais estarem atentos a isso, e incentivarem seus filhos desde pequenos.

PORTAL:  Em que momento você decidiu fazer Educação Física? E quando percebeu que poderia transformar a vida das pessoas com seu trabalho?

Marcio Atalla: Eu cheguei a cursar economia e percebi que era um erro, não era exatamente o que eu buscava e gostava. Troquei para Educação Física e foi uma das melhores épocas da minha vida. Percebi que podia fazer algo pelas pessoas, quando comecei a dar aulas e via o resultado que o exercício, a força física, a disposição e todos os outros benefícios que atividade física traziam pra vida das pessoas.

PORTAL: No programa Medida Certa, do Fantástico, passaram por você várias personalidades, qual delas foi o maior desafio e por quê?

Marcio Atalla: Cada um, um desafio diferente, um aprendizado. Foi um prazer trabalhar com cada um deles.

 PORTAL: O Programa, que tem uma enorme audiência, aproximou você do público. Como foi essa experiência para você e como surgiu essa oportunidade?

 Marcio Atalla: Não foi algo de repente. Já trabalhava falando para o publico por meio de outros projetos e outros canais de comunicação,  como revistas, livros, programas na TV a cabo, enfim, foi consequência de um trabalho de muitos anos, de muita dedicação e perseverança. Agradeço a oportunidade que a direção do Fantástico me deu em ouvir o meu projeto, acreditar e realizar.

PORTAL: Certamente, hoje, por todo trabalho que desenvolve, você é reconhecido nas ruas. É comum as pessoas o pararem para pedir conselhos e dicas saudáveis? Com é essa convivência? Já passou por alguma situação engraçada, ou divertida que possa nos contar?

Marcio Atalla: Sim, as pessoas pedem dicas, contam o que fazem ou deixam de fazer, me recriminam quando como alguma coisa “errada”, é sempre engraçado. Mas o mais curioso é que as pessoas fazem sempre as mesmas perguntas.

PORTAL: E a pergunta que você não cansa de responder. Qual é a melhor dieta?

Marcio Atalla: É fugir da dieta. Comer bem, com equilíbrio e inteligência, é o caminho. Dietas restritivas, cortar alimentos ou grupos alimentares, isso não existe, a não ser em casos específicos. De resto, é ter parcimônia na hora de comer e pensar em nutrição, e não aceitar jogar pra dentro do corpo o que for mais rápido, o que tiver à mão.

PORTAL: No seu site, você tem um programa de três meses, em que promete mudar  a alimentação e incorporar atividade física na vida de uma pessoa. Considera mesmo que seja possível, uma pessoa sedentária, com a vida agitada e uma péssima alimentação, mudar os hábitos em definitivo? Como?

Marcio Atalla: Sim, mas a pessoa tem que realmente querer e se dedicar. Não tem mistério, é comer com equilíbrio e fazer atividade física regular. Obrigar o corpo a ter esse padrão durante no mínimo três meses é praticamente garantido que isso vire um hábito de vida a ser levado para sempre.

PORTAL: O que podemos esperar do seu livro “Sua vida em movimento”? 

Marcio Atalla: É um livro que ajuda todos os tipos de perfis de pessoas a incorporarem a atividade física em suas rotinas. É quase que uma autoajuda. E para quem quer começar, ajuda mesmo!

PORTAL: Por que emagrecer é mais fácil que manter?

Marcio Atalla: Porque as pessoas fazem loucuras para emagrecer e depois não conseguem mantê-las por muito tempo. Por isso, nada de medidas radicais. Devagar e sempre: mudar aos poucos a atitude à mesa, na hora de comer e fazer atividade física pelo menos quatro vezes na semana.

PORTAL: Quais erros são mais comuns das pessoas cometerem, em busca de um corpo perfeito? Comente o que mais acha preocupante nessa busca.

 Marcio Atalla: Achar que deve ser para ontem. Não é. Tem que ser com cuidado, atenção, saúde, e tem que ser para sempre.

 PORTAL: “Meu filho odeia futebol e não leva o menor jeito para outro esporte”. O que as mães podem fazer para incorporar a atividade física à vida dessa criança e não criar um sedentário?

 Marcio Atalla: Tem que incentivar, ser exemplo, ou seja, praticar também algum tipo de exercício, e criar uma rotina. A criança aprende a gostar.

 PORTAL: Mais de 50% da população brasileira já está acima do peso, com sobrepeso ou obesa.  E as expectativas para o futuro são ainda piores. O país continuará engordando. O que, em sua opinião, pode ser feito para mudar esse quadro?

Marcio Atalla: As pessoas precisam se movimentar. O sedentarismo é o mal do século.

PORTAL: Existe um cardápio ideal? Qual?

Marcio Atalla: Comer com inteligência, fazer boas escolhas.

PORTAL: Ficar muito tempo de jejum, praticar atividade física de estômago vazio, beber pouca água durante o dia… são erros habitualmente cometidos. Que dica você daria a quem deseja perder peso com bom resultado e segurança?

Marcio Atalla: Equilibrar a quantidade de comida ingerida e de gasto calórico. Uma conta simples de matemática. Não tem segredo.

PORTAL: Certa vez, você auxiliou uma atriz a perder seis quilos durante as gravações de um filme, em tempo recorde. Perder peso rápido demais, significa recuperá-lo mais rápido ainda?  Quais os riscos? Existe um bom senso, um quantitativo ideal para essa perda de peso? Qual?

Marcio Atalla: São casos bem específicos. O ideal é não fazer nada radical assim, porque é muito fácil de voltar a engordar.

PORTAL:  Há um programa perfeito que se adapta a qualquer pessoa?

Marcio Atalla: Não diria programa perfeito, mas o interessante é quando a pessoa desdobre o prazer na atividade física, descobre que comer com qualidade também é saboroso.

PORTAL: Cada vez mais jovens buscam, mais cedo, as academias. Em sua opinião, qual a idade ideal para iniciar a pratica da musculação? E quais os cuidados que devem ser tomados?

Marcio Atalla: Não tem idade ideal, mas acho importante que a criança pratique esportes, vários, para estimular suas habilidades, e para que ela posso escolher os de que mais gosta. Musculação ficaria em segundo plano.

PORTAL: Aqui no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro, temos muita área verde e ruas arborizadas. A prática das caminhadas e corridas nas ruas é bem comum. Poderia nos orientar e passar um treino eficaz, em que qualquer pessoa possa segui-lo?

Marcio Atalla: Ter espaços abertos e arborizados para fazer caminhadas e corridas é um privilégio. Não é possível que eu passe um treino especifico. Mas ter em mente que o importante é colocar o corpo em movimento, unindo prazer e exercício. É o melhor caminho para se ter saúde e qualidade de vida.

PORTAL: Conte-nos uma história de resultado, que você tenha acompanhado. Uma história que inspire quem ainda está na dúvida se deve ou não começar a se movimentar.

Marcio Atalla: Posso dizer que um dos meus alunos perdeu cerca de 10 quilos só trocando os elevadores e escadas rolantes por escadas normais. Quem quer, faz. Quem não quer, cria uma desculpa!

PORTAL:  O carioca pode sonhar em ter um treino, em praça pública, com você, algum dia? Existe algum projeto seu, que percorra as cidades e seus bairros, ensinando as pessoas a praticarem atividade física e a terem qualidade de vida? Já pensou nisso?  

Marcio Atalla: Infelizmente não tenho nada programado nesse sentido ainda. Mas será um prazer conhecer a região de atuação do Jornal Portal quando estiver pelo Rio.